Nascido em 7 de setembro de 1942, em Baranzy na Bélgica, formou-se em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, U.C.L., em 1965, onde trabalhou com o prof. Franckard. Nutria um sonho de conhecer e trabalhar em outro país. Convidado pelo prof. Lucien Lison, veio para o Brasil com sua família, em 24 de dezembro de 1966, para compor o corpo docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia da USP de Ribeirão Preto.
Fez seu doutorado em Psicologia na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. No período de 1979 à 1981 fez seu Pós Doutorado na Université Catholique de Louvain, U.C.L., como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. No período de 1983 - 1997 assumiu o cargo de Professor Titular da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Dedicou-se intensamente ao ensino e a pesquisa de diversas Técnicas de Avaliação Psicológica e suas possíveis aplicações nos mais variados contextos, como: educação, orientação profissional, saúde e recursos humanos. Tornou-se, nesta área da Psicologia, uma referência nacional e internacional, abrindo novas perspectivas de trabalho para muitos psicólogos no Brasil e participando ativamente nos cenários brasileiros da Psicologia.
Preocupou-se com a adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto brasileiro, contribuindo para o ensino, pesquisa, construção, validação, uso clínico e vocacional de instrumentos psicológicos variados, dando uma grande contribuição para às Técnicas de Exame Psicológico: adaptação do BBT- Teste de Fotos de Profissões de Martin Achtnich ao contexto brasileiro, o estudo do TAT, do teste de Lüscher, do Bestiário, do CMI, do Raven, do DFH, dos cubos de Kohs e de muitos outros.
Cientista e educador, com uma rica trajetória acadêmica e científica, assumiu a posição de Professor Titular da Universidade de São Paulo e chegou à condição de Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Autor de vários artigos e livros, foi orientador de muitas dissertações de mestrado, teses de doutorado, monografias e iniciação científica. Associou-se e auxiliou na criação, manutenção e desenvolvimento de muitas Sociedades Científicas, destacando-se entre outras: Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP); antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (SBPR); Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos (SBRo); Internacional Rorschach Society (IRS), Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP).
Hoje, por motivos de saúde, André Jacquemin está impossibilitado de trabalhar. No entanto, seu círculo de colaboradores, orientandos e alunos, continuam dando prosseguimento aos projetos que iniciou.
Veja mais...
Leopold Szondi
Lipót Sonnenschein nasceu em 1893, num bairro judeu em Nitra, hoje parte da Eslováquia. Foi o penúltimo...