Lego Serious Play

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® visa promover a inovação e a melhoria do desempenho nas empresas. Baseada em pesquisas que demonstraram que a aprendizagem ?mão na massa?, associada ao trabalho mental, produz uma compreensão mais significativa do mundo e de suas possibilidades, a LEGO® SERIOUS PLAY®  aprofunda o processo de reflexão e promove o diálogo efetivo para todas as pessoas na organização. É um processo inovador, baseado na experiência concreta, por meio da construção de modelos metafóricos em 3D com peças LEGO®.

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa brincando com ela durante uma hora, do que em um ano de conversa." - Platão

Ao promover a participação de todos os membros de um grupo, essa metodologia permite que todos, sem exceção, expressem suas ideias e ouçam com atenção o que os outros tem a dizer, melhorando dessa maneira o desempenho das pessoas, equipes e organizações.

Os workshops com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® são sempre desenhados a partir das necessidades da empresa, portanto, sob medida.
No trabalho individual, na orientação profissional e de carreira e em coaching, a construção de modelos com as peças da LEGO® promove o autoconhecimento, permitindo trazer à tona conteúdos inconscientes, organizar a percepção da realidade e desenhar projetos futuros, pessoais e profissionais.

\

HumanGuide®

O teste HumanGuide® é um instrumento de avaliação on-line que apreende o perfil motivacional do indivíduo no contexto organizacional, considerando oito fatores de necessidades: receptividade, transformação da realidade, assunção de responsabilidade, reconhecimento, controle da realidade, busca do novo, estabilidade e sociabilidade. Foi desenvolvido na Suécia por Rolf Kenmo, com base na teoria da personalidade de Leopold Szondi, Análise do Destino, e no BBT - Teste de Fotos de Profissões, de Achtnich.

O HumanGuide® é um teste de personalidade voltado para a área de Recursos Humanos, que oferece subsídios confiáveis para a contratação, promoção e desenvolvimento de colaboradores e equipes. Ao mesmo tempo, permite analisar a sinergia de equipes, além de oferecer elementos para a formação das mesmas. O teste permite identificar aspectos do cotidiano profissional que requerem maior esforço de adaptação pessoal por parte do profissional, ou os aspectos pouco presentes no exercício da sua atividade profissional, mas que são importantes para a sua satisfação e realização pessoal. O perfil motivacional apreendido pelo HumanGuide® corresponde aos aspectos inerentes à motivação intrínseca, determinante da automotivação.

O HumanGuide® recebeu parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia - CFP, em abril de 2009. A aprovação pelo CFP atesta que o HumanGuide® apreende o perfil motivacional com precisão e confiabilidade. Ele oferece segurança em relação resultados obtidos, tanto para os indivíduos que são avaliados por ele, como para a organização, em seu processo de tomada de decisão quanto à contratação, promoção e ações de desenvolvimento de seus colaboradores.

A partir do Perfil Pessoal HumanGuide® é possível realizar análises complementares: Sinergia Dual e Sinergia Grupal. O sistema de avaliação HumanGuide® disponibiliza recurso online para descrever o perfil de cargo, considerando a demanda comportamental do mesmo (Perfil Match - Ideal), correlacionando-o com o Perfil Pessoal (Perfil Match - Resultado). Também conta com instrumentos voltados para a clarificação da percepção que as pessoas têm em relação aos seus pares (Percepção Interpessoal), ao cargo que ocupam (Sinergia Ocupacional) e ao clima organizacional (Perfil Cultural).

Para saber mais www.humanguide.com.br

BBT (Berufsbildertest) - Teste de Fotos de Profissões

Trata-se de uma técnica projetiva, desenvolvida ao longo de 18 anos por M. Achtnich, baseada nos conceitos de Leopold Szondi, que visa clarificar as inclinações profissionais do indivíduo. O contato com o material do teste é pré-conceitual, independente da influência de abstrações lógicas. Permite apreender não só os interesses conscientes, como também os aspectos da personalidade que estão mais distantes da consciência. O processo de identificação da inclinação profissional através do BBT independe dos elementos racionais, permitindo, ao mesmo tempo em que o indivíduo explicite suas escolhas de maneira clara e direta.
Por meio da seleção dentre 112 fotos de ocupações as mais diversas, com uma série feminina e masculina, e das associações fornecidas a seu respeito, obtém-se a estrutura de inclinação do indivíduo, segundo 8 fatores de necessidades pulsionais: ternura, agressividade, senso social, senso estético, subjetividade, racionalidade, estabilidade e sociabilidade.
Esses fatores, quando pareados ou combinados entre si, revelam o princípio interno que influencia o comportamento de escolha do indivíduo, dando diretrizes afirmativas e negativas na competição entre as motivações.
Uma vez que as exigências das profissões, àquele que irá exercê-la, englobam, além das aptidões e capacidades, as respectivas inclinações, interesses e necessidades, o BBT visa justamente clarificar o ponto de contato entre o mundo das profissões e as necessidades pulsionais do indivíduo.
O BBT visa resolver uma igualdade com duas incógnitas: o ser humano com suas necessidades, e a ocupação profissional, com suas exigências. Da harmonia entre as necessidades individuais e as exigências profissionais dependem, em grande parte, a realização e o desempenho profissional.

Para conhecer a teoria de Leopold Szondi